Quais os benefícios de trabalhar múltiplos canais de venda na indústria?

Vender em diversos canais é estratégia para manter-se competitivo 

Quantas vezes você passou por uma loja no Shopping e comentou com a pessoa ao lado: “Este produto está bem mais barato no site.”? Quem nunca experimentou uma roupa na loja física, para confirmar a qualidade e o tamanho certo, e concluiu a compra na loja online?

 

Os novos hábitos de consumo, oriundos dos avanços da tecnologia, transformaram os clientes em consumidores multicanais. Eles trafegam por diversos meios (dispositivos móveis, web ou lojas físicas) à procura de melhores preços, marcas cobiçadas, informações esclarecedoras para, finalmente, realizarem a compra.

Quem disse que no mercado B2B é diferente?

A forma como as empresas compram tem mudado consideravelmente nos últimos anos. Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo CEB Marketing Leadership Council, 60% das empresas compra online antes de falar com o representante. Além disso, 82% dos varejistas preferem pesquisar produtos de marcas multicanais.

multicanal - Quais os benefícios de trabalhar múltiplos canais de venda na indústria?

A regra é simples. Se os clientes estão em vários canais, é preciso chegar até eles da maneira que for mais conveniente. Oferecer mais opções de contato com sua loja e disponibilizar seus produtos em todas as vias possíveis significa ter mais oportunidades para se engajar com seu público-alvo e ter maiores chances de venda.

E não é só isso! Ampliar as vendas parece ser uma razão suficiente, não é? Mas existem muitos outros benefícios de trabalhar múltiplos canais de venda na indústria:

Fidelizar clientes

Se o comprador B2B fica mais à vontade para conversar com a equipe de marketing antes de fechar um negócio ou se prefere entrar em contato com o representante depois de conferir os preços no site, ele provavelmente vai escolher a sua empresa para tomar a decisão de compra.

Dar a ele opções de compra por qualquer meio que deseja, entregar informação e ferramentas para fazer análise e escolher o quê quer comprar, quando e como significa fidelizar.

Conquistar novos clientes

Segundo uma pesquisa sobre vendas online entre empresas realizada pela Forrester, cerca de 47% dos executivos entrevistados disseram que seus clientes que migraram para o e-commerce B2B têm mais potencial de fazer novas compras. Eles também têm acesso a um mix maior de produtos, sem depender daqueles disponibilizados pela equipe de vendas.

Ampliar a área de atuação

Se o cliente pode comprar online,  ele poderá fazer isso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Unir forças

Com uma estratégia multicanal de qualidade, um canal divulga o outro e todos (representantes, lojistas, site, marketplace) trabalham de forma integrada, com um objetivo comum, em particular, o canal Permuta Industrial.

Tirar o controle do varejista

Com uma solução de marketplace para indústrias, por exemplo, o fabricante não depende das decisões do varejista e pode até escolher onde comercializar seus produtos.

Por que ainda existe resistência?

Não se pode negar que as compras B2B envolvem riscos infinitamente maiores. Estamos falando de um ticket médio de vendas de mais de 10 mil reais, segundo dados do Instituo E-bit.

Alguns consumidores B2B são novos neste universo “varejista”. E para garantir a eficiência, é preciso que todos os canais estejam alinhados, além de pensar em logística, gestão de preço, novas formas de pagamento e possíveis conflitos.

O comércio entre empresas também lida ainda com a cultura do Representante de Vendas. Esse se consolidou em um tempo onde não existia tecnologia suficiente para capitalizar as vendas nacionalmente sem a presença de um vendedor. Depois, surgiu o serviço de televendas. Ambos passaram a coexistir de forma eficiente e hoje agregam os múltiplos canais de venda disponíveis.

Trabalhar múltiplos canais de venda na indústria significa somar os esforços para garantir uma experiência completa e personalizada. As empresas que não entenderem isso e não estiverem preparadas, com certeza perderão a chance de ampliar suas vendas.

Fonte: https://blog.flexy.com.br/quais-os-beneficios-de-trabalhar-multiplos-canais-de-venda-na-industria/

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